Equipe Multidisciplinar

Nutrição

Nutrição é a área da saúde focada na educação alimentar e no tratamento nutricional das pessoas. Com o acompanhamento nutricional e feita uma completa avaliação do estado nutricional do paciente, determinando um plano alimentar individualizado, com a finalidade de atingir de forma saudável os objetivos, sejam eles a redução de gordura, aumento de massa muscular, reeducação alimentar, redução de celulite, acne, controle de complicações como diabetes, colesterol e triglicérides elevado, gastrite, pressão arterial alterada, constipação intestinal, sintomas da menopausa, nutrição na gestação, amamentação e desmame, entre outros. Sempre visando a promoção da saúde, beleza e qualidade de vida através da alimentação.



Psicopedagogia

O psicopedagogo clínico é o profissional que, no consultório, desenvolve ações para potencializar a aprendizagem. Sua atuação geralmente é associada a solução de dificuldades escolares de crianças e adolescentes e também adultos. Podedon ajudar com intervenções para melhorar o desempenho acadêmico ou no trabalho, corrigir lacunas da escolarização inicial e superar dificuldades de aprendizagem.

Problemas como dislexia, discalculia, disgrafia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) estão entre as situações que afetam o desempenho das crianças em sala de aula com maior frequência. Portanto, o psicopedagogo clínico planeja intervenções para ajudar esses estudantes a superar essas dificuldades e melhorar seu desempenho escolar.



Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia é a Ciência que atua na reabilitação da comunicação de crianças e adultos, que pode estar alterada por diferentes motivos como autismo, síndromes, alterações neurológicas, deficiência auditiva, ou mesmo um atraso de linguagem sem nenhum outro fator associado. A terapia fonoaudiológica visa principalmente facilitar ou aprimorar a comunicação dos pequenos.

Principais Indicações:
Crianças e adultos portadores de necessidades especiais, com síndromes e dificuldades de comunicação, em tratamento ortodônticos, idosos com dificuldades para engolir e/ou ouvir, profissionais da voz (cantores, locutores, advogados e professores), crianças com dificuldade de aprendizagem que realizam trocas na escrita (como Dislexia, Déficit de Atenção e ou Hiperatividade, dificuldade de concentração, Déficit de Processamento auditivo central), deficientes auditivos, entre outros .

Este profissional atua com utentes desde recém-nascidos até idosos, em áreas tão diversas como a saúde mental, a reabilitação física, a neurologia, entre outras. Esta diversidade deve-se ao foco primordial da intervenção ser a ocupação, um aspeto transversal a todas as faixas etárias, uma vez que nos envolvemos constantemente em diferentes ocupações ao longo da vida.



Fisioterapia

Fisioterapia é a ciência da saúde que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano. Trabalha com doenças geradas por alterações genéticas, traumas e/ou enfermidades adquiridas.

O objetivo desta área é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistemas ou funções. Utiliza-se de conhecimento e recursos próprios como parte do processo terapêutico nas condições psico-físico-social para promover melhoria de qualidade de vida.



Psicologia

Psicologia é a área do conhecimento que investiga o comportamento humano, seus processos mentais e reflexos na interação com o ambiente físico e social. O psicólogo é o profissional capacitado para identificar patologias mentais e intervir para reduzir o sofrimento emocional. Na Psicologia Clínica, é justamente esse o seu papel. Por meio da escuta do paciente, o psicólogo faz um diagnóstico clínico que serve como base para o atendimento que pode ter como objetivo:

  • tratar transtornos mentais;
  • aliviar o sofrimento mental;
  • promover o autoconhecimento;
  • restabelecer a saúde psíquica do cliente.


Terapia Ocupacional

A terapia ocupacional é uma profissão da área da saúde que tem como principal objetivo promover o bem-estar e a qualidade de vida de pessoas de todas as idades, capacitando- as para a ocupação.

Para isso, tem em conta o desempenho e o envolvimento ocupacional de cada pessoa, nas ocupações que considere mais significativas, avaliando e intervindo ao nível de três dimensões: a pessoa, a ocupação e o ambiente. Estas ocupações poderão estar relacionadas com os autocuidados (tomar banho, vestir/despir, alimentação, entre outros), com o lazer (atividades de entretenimento) ou com a produtividade (emprego, voluntariado, atividades que contribuam para a comunidade/sociedade).

Este profissional atua com utentes desde recém-nascidos até idosos, em áreas tão diversas como a saúde mental, a reabilitação física, a neurologia, entre outras. Esta diversidade deve-se ao foco primordial da intervenção ser a ocupação, um aspeto transversal a todas as faixas etárias, uma vez que nos envolvemos constantemente em diferentes ocupações ao longo da vida.



Voltar

Contato